Conjunto de trabalhos elaborados pelos alunos do 8ºA, da professora Clara Abegão, Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior - Faro sobre algumas espécies em risco e que É URGENTE PRESERVAR!
Segunda-feira, 18 de Junho de 2007
O Cachalote

        Ficha técnica: Baleia Cachalote 

          

            Nome Científico: Physeter macrocephalus

               Características principais: O maior cetáceo com 
dentes, é distinto, e difícil de ser confundido com outras espécies. 
A principal característica do cachalote é a sua cabeça grande 
rectangular, que corresponde até 40% do seu comprimento total. 
Têm boca inferior e dentes numerosos e bem desenvolvidos na 
maxila inferior e poucos ou nenhuns na superior. A sua coloração é 
escura e uniforme, indo do cinza ao marrom. 
A pele do cachalote é enrugada, principalmente na parte posterior do 
corpo.
Tamanho: Os filhotes nascem com 3,5 a 4 metros. Fêmeas adultas 
atingem 12 metros e os machos 18 metros.
Peso: O peso médio do macho é de cerca de 45 toneladas, e o da 
fêmea 20 toneladas.
Gestação e cria: Aproximadamente onze meses. Nasce apenas 
uma cria, pesando cerca de 1 tonelada.
Alimentação: Alimenta-se de cefalópodes.
Distribuição: Desde os trópicos até às bordas dos packice em 
ambos os hemisférios, porém apenas os machos se aventuram a 
atingir as porções extremas do norte e sul de sua distribuição. 
Razões pelas quais se encontra em perigo: Por causa dos 
seus caros produtos, como o espermacete (uma substâcia de cor clara 
utilizada no fabrico de velas)  e o âmbar-gris, o cachalote tem uma das 
mais antigas e contínuas histórias de exploração entre os cetáceos. As 
redes de deriva de alto mar, são outro problema para o cachalote, que 
acidentalmente se emalham nestas redes.
               
     
Trabalho elaborado por: Sara Machado nº18
		           Inês Júlio nº13


sinto-me:

publicado por EscolaJNJ às 15:47
link do post | comentar | favorito

20 comentários:
De jorgita a 30 de Janeiro de 2009 às 12:55
"Têm boca inferior e dentes numerosos e bem desenvolvidos na maxila inferior e poucos ou nenhuns na superior."
Eu não entendi o que é a "boca inferior".


De Mònica a 21 de Março de 2009 às 20:44
Estava a precisar de alguma imformação sobre o cachalote para o meu trabalho de Ciências da Natureza, e este blog foi-me muito util. A imformação é simples mas boa. Vale a pena visitar este blog. Parabéns!


De paty a 31 de Maio de 2010 às 09:37
se queres saber mais sobre o cachalote vai ao cachaloteiro ao zoo da maia no centro do universo no capital da terra
minha bebe tolinha adorot mt feia


De Caca a 31 de Maio de 2010 às 09:41
Eu gostaria de saber essa informação toda sobre o cachalote


De paty a 31 de Maio de 2010 às 09:45
ai vale vale



xau


De rita a 31 de Maio de 2010 às 09:34
boca inferior é uma boca de joelhosó dah de merda


De ana a 26 de Abril de 2009 às 18:56
Ajuda imenso. Precisava mesmo disto para um trabalho de Geografia!!! ;)


De anonimo a 12 de Novembro de 2009 às 10:36
Brigada Bnanas


De Ana Maria a 12 de Novembro de 2009 às 10:37
Obrigada pela informação

Beijinhos da Ana Maria do McDonalds


De paty a 31 de Maio de 2010 às 09:41
agora apeteciam um big mactia ana maria do mcdonalds


De Ana Maria a 8 de Julho de 2010 às 22:32
é pra já, vai ao McDonalds e eu dou-te !


De pandola a 12 de Novembro de 2009 às 10:39
Olá a todos os meninos que gostam de cachalotes. Vão vê.los ao vivo e muito giro e eles podem comer.vos~
beijinhos
mandem noticias quando estiverem dentro da barriguinha do cachalote
beijinhos
pandolas


De Anónimo a 12 de Novembro de 2009 às 10:43
Força Portugal !!
Que Portugal ganhe o mundial de 2009 !!

E viva o Porto !

Ah, quero mandar beijinhos pra minha Tia sarokas

Beijinhos da vossa porca e badalhoca preferido

Caganitaa ~~



p.s. E VIVAM OS PORTISTAS E OS PORTUGUESES !!

p.s. Saúde pra minha prima Antónia


De paty a 31 de Maio de 2010 às 09:39
beijinhos da tua tia sarokas que sou eu a paty...i love sobrinho


De Anónimo a 8 de Julho de 2010 às 22:33
Muitos bjs tbm pra ti !


De Laranjinha!! a 19 de Novembro de 2009 às 11:01
Olá!!!
Bom dia!!
Como vão?
Espero que esteja tudo mal com voçes!
Se eu nao estou bem voçes tambem nao podem estar!
Não, nao vos dizer porque e que ta tudo mal comigo!
Não têm nada a ver com isso!
Metam.se na vossa vida o burros!
Vacas pá
xau
ps: pronto ta bem eu digo
eu tou mal porque sim!!



pronto ok, eu tou mal porque as minhas laranjinhas acabaram e estao podres e eu ADORO laranjas!!!
Ja perceberam??
optimo (nao e otimo como um banana qualquer escreveu noutro comentario)
querem ver esse comentario?
vao ve.lo
Procurem
ok?
agora vou ali comprar laranjinhas
beijinhos


De coco a 15 de Novembro de 2013 às 16:28
adoro esse comentario


De Anónimo a 10 de Dezembro de 2010 às 12:21
quanto tempo de vida tem o cachalote??

percisava de saber para um trabalho de area de projecto.

obrigada,
helena


De Bananinha a 16 de Maio de 2012 às 09:16
Então gostas de laranjas? E publicas essas merdas num blog de escola, pois...sabes que mais...eu gosto de coninhas. E na minha terra só há podres e peludas...ontem tava a andar na rua, e vi uma velha que tava sem cuecas :S, derrenpete ela cai, e mostra a o material recesso. Logo de seguida noto que todos os velhos gemem de dor, e penso: "Pobres velhos...tão imputentes como o PP..."
Não sabes quem é o PP? Eu digo-te: è um prof pedófilo que gosta das mamas da Ângela, Patrícia e Bi.
Não sabes quem elas são?! Eu digo-te bem XD







São umas putas....


De debura a 15 de Novembro de 2013 às 16:24
ola esta muito bom


Comentar post

pesquisar
 
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Rinoceronte da Malásia

LINCE IBÉRICO

O Cachalote

Lobo - Ibérico

Cegonha –Preta

Canguru

Panda Gigante

Grande Tubarão Branco

Lince Ibérico

arquivos

Julho 2007

Junho 2007

tags

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds