Conjunto de trabalhos elaborados pelos alunos do 8ºA, da professora Clara Abegão, Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior - Faro sobre algumas espécies em risco e que É URGENTE PRESERVAR!
Sexta-feira, 15 de Junho de 2007
Canguru

 

 

 

 

CARACTERÍSTICAS FÍSICAS:
A maioria das espécies de cangurus tem orelhas grandes e cabeças relativamente pequenas. Os seus pés dianteiros pequenos têm cinco dedos de comprimento desigual, enquanto os pés de trás têm tipicamente quatro dedos. Muitas espécies são de um colorido próximo ao pardo para combinar com seu ambiente, ajudando-os esconder-se de predadores. Os machos dos grandes cangurus são notoriamente maiores em tamanho que as fêmeas, uma característica conhecida como dimorfismo sexual.
Os cangurus são marsupiais, um tipo de mamífero que dá à luz a um jovem pouco desenvolvido. Nos cangurus e em muitos outros marsupiais, os jovens são carregados e nutridos em uma bolsa especial no corpo da mãe.
Onde vive:
Os cangurus são encontrados somente na Austrália, Nova Guiné e em algumas de suas ilhas perto da praia, como a Tasmânia. Os cangurus vivem em todos os tipos de habitat ao longo da Austrália e Nova Guiné. Os cangurus-pequena vivem no deserto meridional onde há muralhas de rocha quase verticais. Por outro lado, os cangurus das árvores são encontrados em locais elevados da floresta tropicais, tal como seu nome sugere.
 
ALIMENTAÇÃO:
A maioria dos cangurus é herbívora, ou comedora de plantas. As espécies de tamanho médio que habitam a floresta como o canguru-pequena do pântano, canguru de árvore, comem folhas, brotos, e ramos. Alguns dos cangurus que vivem na floresta especializaram-se em comer cogumelos, resíduos de resina de árvores, insectos, lombrigas, e até animais mortos ou carne.
Os cangurus são semelhantes a mamíferos ungulados, como o cervo e antílope, na sua habilidade de digerir planta e importar o que é alto em fibra e baixo em proteína. Como os ungulados, eles evoluíram estômagos divididos em secções múltiplas contendo bactérias que podem quebrar paredes de célula de planta e liberar o conteúdo da célula nutritiva
.

COMPORTAMENTO:A vida social do canguru ainda não foi compreendida. Os animais reúnem-se brevemente para acasalar, mãe e cria permanecem juntos somente até que o jovem possa viver por ele próprio.

 
Os machos formam uma hierarquia, baseada em grande parte, na idade e no tamanho. O macho mais dominante, tem acesso exclusivo às fêmeas para acasalar. Ele gasta muito de seu tempo passeando de dentro e fora do seu "povoado", conferindo a condição reprodutiva das fêmeas e intimidando também outros machos que tentam acasalar com elas. Um macho pode levar dez anos para alcançar o estado de dominante, mas ele permanecerá no posto por um ano no máximo. Quando um macho mais jovem, mais vigoroso o obriga a sair desta posição este caminha para fora do seu povoado, e acaba por morrer.
Trabalho realizado por: Célia Nogueira

tags:

publicado por EscolaJNJ às 21:40
link do post | comentar | favorito

10 comentários:
De EscolaJNJ a 15 de Junho de 2007 às 21:53
Célia
O trabalho está giro.
Acontece que (felizmente!) o canguru é um animal que pelo menos por enquanto, não está em perigo!
Prof.


De Joana T. a 18 de Junho de 2007 às 16:06
Acho que era ineressante falares um pouco sobre a reprodução deste animal.
O trabalho está bom no geral.

Continua.


De abner a 23 de Setembro de 2009 às 16:55
belo trabalho parabéns pra quem fez nota10 Otimo


De Alice a 18 de Fevereiro de 2010 às 14:50
Se isto é sobre os animais em vias de extinção porque é que o canguru não diz porque é que está extinto...


De ca a 7 de Junho de 2013 às 01:03
É VERDADE TEM QUE VER ISO AE


De Matilde a 31 de Março de 2010 às 10:18
não poses-te porque estava em vias de extinção.


De futebol a 21 de Agosto de 2011 às 16:44
Irei continuar a seguir e passar por cá varias vezes, o blog esta muito bom :P


De samantha a 8 de Novembro de 2011 às 11:54
o canguru e lindo pois ele e herbivaro mais certamente ele e lindo


De ana isabel aluna de profossora assuncão a 7 de Fevereiro de 2014 às 07:28
Eu gosto muitos de cangoros


De ggugg a 28 de Setembro de 2014 às 18:56
devia falar porque e que esta em vias de extinçao


Comentar post

pesquisar
 
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Rinoceronte da Malásia

LINCE IBÉRICO

O Cachalote

Lobo - Ibérico

Cegonha –Preta

Canguru

Panda Gigante

Grande Tubarão Branco

Lince Ibérico

arquivos

Julho 2007

Junho 2007

tags

todas as tags

links
blogs SAPO
subscrever feeds