Conjunto de trabalhos elaborados pelos alunos do 8ºA, da professora Clara Abegão, Escola EB 2,3 Dr. José Neves Júnior - Faro sobre algumas espécies em risco e que É URGENTE PRESERVAR!
Sexta-feira, 15 de Junho de 2007
Grande Tubarão Branco

 

 

 Tubarão Branco  -  Carcharodon Carcharias

 

 

 

Tamanho

Os tubarões brancos podem atingir 7,5 metros de comprimento e pesar até 2,5 toneladas.
 
Dieta
Come peixes em geral.
Come Leões Marinhos e Focas, que por possuirem muita gordura no corpo são um dos seus "pratos" predilectos , pois quando comem bastante gordura, podem ficar por bastante tempo sem ter que se alimentar de novo.
O Grande Branco também come outros tubarões, mais fracos ou mais velhos.
Tubarões mais velhos sabem identificar melhor o que é a comida deles: no caso dos seres- humanos, nós não fazemos parte do seu cardápio, sendo assim os tubarões mais novos mordem os seres-humanos , mas logo descobrem que não somos "gostosos" para eles e normalmente cospem.
Eles comem também pequenas baleias, tartarugas marinhas, e animais mortos boiando na água.
Encontram-se no topo da pirâmide alimentar, apenas sendo confrotados por Orcas, as Baleias Assassinas.
 
 
Se necessário são capazes de dar grandes saltos para capturar as suas presas.
 
Possuem cerca de 3000 dentes de forma triangular e bordos muito afiados, organizados em diversas fiadas, que se substituem constantemente.
 
Imagem das mandíbulas
que podem alcançar até 80cm de diâmetro.
 
 
 
 
 
 
 Mandíbula de um Tubarão Branco capturado, com 5.50m aproximadamente.
Reprodução
 
São ovíparos e geram de 2 a 14 filhotes completamente formados que podem chegar a 1,5 metros de comprimento. Como todos os Tubarões, a fertilização dos ovos ocorrem na fêmea. Os ovos chocam com a fêmea. Eles tem que saber se defender sozinhos mesmo antes de nascer, logo após o nasciento, nadam para longe da mãe.
 
 
 
Habitat
 O gigante branco é um dos tubarões com maior distribuição, devido em parte à sua capacidade pouco habitual de manter a temperatura do seu corpo mais elevada do que a do ambiente que o rodeia, o que lhe permite sobreviver facilmente mesmo em águas muito frias. Embora seja raramente visto na maioria das águas costeiras, ele costuma ser encontrado por pescadores e mergulhadores.
 
 
Lindo, poderoso e admirável o grande tubarão branco ainda sofre caçadas assassinas por todos os oceanos onde habita e corre um sério risco de extinção. A África do Sul e a Austrália foram dos primeiros países a lançar programas de protecção a este magnífico predador, que está em perigo.
                                  Olá! Se quiserem saber mais sobre mim consultem:


publicado por EscolaJNJ às 18:20
link do post | comentar | favorito
|

28 comentários:
De Carlos Ventura 8c a 18 de Junho de 2007 às 08:55
O trabalho esta muito bem eleborado esta tambem muito completo e espero que continues a fazer trabalhos assim


De paulinha a 25 de Dezembro de 2007 às 14:40
eu adorei a reportagem ela super eleborada e super completa eu como sou uma pessoa que adora animais me a paixonei gostaria de saber mais sobre esse grande predador dos sete mares


De Patrícia a 9 de Julho de 2008 às 19:38
Adorei a reportagem sobre o Grande Branco, só uma coisa, são 6,5 m o tamanho máximo do Tubarão-Branco. Podia colocar a respeito dos outros tubarões que são muito importantes e sofrem bastante risco de extinção, e os outros 3 perigosos. Beiijo ;**


De claudia a 25 de Março de 2009 às 10:39
euuuuhh acho um horrrrrrrrrrrrrorrrrrrrrrrrrrrrr a estas baleias


De Ana a 14 de Dezembro de 2008 às 16:42
EU AMO TUBARÕES! vou seguir a profissão de biologa marinha por pura PAIXÃO! que tenho por este animal que quase toda a gente odeia mas que na verdade é a espécie mais linda do mundo! os filmes sim, dão uma ideia totalmente errada sobre o que é na verdade o Tubarão! as pessoas tomam-no como "O ASSASSINO DOS MARES" é uma ideia errada! o tubarão nao ataca por querer! ataca por defesa! porque se sente ameaçado! tal como faz um gato ao arranhar! ele apenas usa as suas "armas de defesa" tral como a cobra tem o seu veneno! ele tem a sua mordedura! Quando um dia eu for mais velha (tenho 14 anos) mostrarei para toda a sociedade o quão maravilhoso é este animal! o TUBARÃO!

obrigada


De luis a 5 de Janeiro de 2009 às 11:55
muio bem nana tb kero ser biologo toma o meu msn andiciona-me luis_calado34@hotmail.com


De bruno silveira a 20 de Maio de 2009 às 21:43
exelente comentario....
concordo plenamente contigo .... tenho 16 anos e amo tubarões...... os filmes n conseguem mostrar o quão fascinante são essas criaturassss dos mares.... exelente reportagem... parabens


De Sandra a 26 de Abril de 2010 às 12:25
eu axo que tens razão, os filmes nao revelam a verdadeira razão de os tubarões atacarem, eles so se defendem. eu gosto bastante de tubarões apesar de ter algum medo deles. devia haver mais biologos no mundo e a fazer reportagens sobre os tubarões para as pessoas perceberem o quão injustos são tratando os tubarões como lixo. fazes bem em ir para biologia


De João Leal a 25 de Janeiro de 2012 às 19:26
Concordo plenamente... Desde pequeno que aprecio este maravilhoso animal e ao longo da minha vida tenho tido cada vez mais razões para ter uma opinião bastante semelhante com a sua.


De joao victor a 15 de Julho de 2009 às 17:18
AMO TUBAROES!!! acho eles muito interesantes e adorie mesmo os comentarios.


De jose a 18 de Agosto de 2009 às 22:54
Achei um lixo essa reportagem. Pura cópia feita da internet, voces poderiam ter pesquisado bem mais. as informações. LIXO LIXO LIXO.


De leandro a 16 de Setembro de 2009 às 22:48
jose cala-te ja agora...esta informaçao lixo??epa lixo es tu, o kue te saiu pela boca nao foi nada de jeito.......
Adorei a informaçao mas eu nao sou muito de apereciar tubaroes tenho medo,ta bem elaborado muito bem escrito com tudo organizado gostei muito espero kue continuem assim;)


De adriano lemos da silva a 21 de Setembro de 2009 às 07:16
eu amo a vida marinha e que ela nuca acabe porque e a coisa mas linda desse mundo


De Martin a 6 de Outubro de 2009 às 19:36
Gostei muito do comentário que fizeram, é muito bom para que as pessoas percebam que o tubarao esta em vias de enstincao e que o tubarao nao é exatamente uma máquina de matar, o que muitas pessoas dizem. mas o tubarao so mata os animais porque necessita de se alimentar como todos nos neste mundo. :)


De nightrider a 6 de Outubro de 2009 às 22:04
é bom saber que tem pessoas jovens interessadas em preservar estes belos aniais que eu adoro desde garoto(tenho 37)continue assim e continue a divulgar seu conhecimento,não ligue para críticas(acho que são invejas)abraços


Comentar post


pesquisar
 
Julho 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
13
14

15
16
17
18
19
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


posts recentes

Rinoceronte da Malásia

LINCE IBÉRICO

O Cachalote

Lobo - Ibérico

Cegonha –Preta

Canguru

Panda Gigante

Grande Tubarão Branco

Lince Ibérico

arquivos

Julho 2007

Junho 2007

tags

todas as tags

links

Relógio

Música
Contador de Visitas
Free Web Counter
Estado do Tempo
The WeatherPixie
blogs SAPO
subscrever feeds